Urucum, Corante, Colorau Caseiro!

Olá! 🙂

É com muito gosto que hoje venho mostrar a você como preparar os grãos de urucum, corante ou colorau como muitos conhecem. Aqui onde eu moro é muito comum ver várias e várias árvores de urucum nos quintais, nas ruas e etc.. É tanto que as pessoas costumam colher uma vez a cada dois anos e olhe lá. Os “capuchinhos” cheios de sementes ficam apodrecendo nos pés das árvores, e não é para menos, pois com uma boa colheita, o que não é nem um pouco difícil, é possível extrair a especiaria para ser usada por mais ou menos um ano.

Acontece que mesmo sendo colhido, ou comprado (em grãos), muita gente não sabe como prepará-lo para que fique parecido ao que se compra no mercado.  Pegue papel e caneta e vamos ao passo a passo. /o/

URUCUMBLOG
Urucum no pé, a florzinha dele e a colheita “parcial” que fizemos aqui em casa ^^

>Receita do baú da velha! Essa receita é da época em que se usava o pilão ^^. Só que nós vamos logicamente substituir pelo liquidificador 😛 .

CORANTE, COLORAU, URUCUM

INGREDIENTES:

  •  3 colheres de sopa de óleo;
  • 350 gramas de caroços de urucum;
  • ½ Kg de fubá mimoso fino.

PREPARO:

  • Tire as sementes e deixe-as secar bem ao sol.
  • No dia seguinte ou dias depois quando as sementes estiverem bem sequinhas coloque-as na panela com o óleo e deixe esquentar por uns minutinhos para dar uma torradinha.
  • Adicione o fubá e mexa mais um pouquinho.
  • Bata bem no liquidificador e depois peneire em peneira fina. Vá fazendo isso até que vire pó. Recomendo bater aos poucos. Vai depender da quantidade que você tiver.

Com uma colheita parcial que fizemos aqui em casa conseguimos em torno de 5 Kg de sementinhas 😛 . Como nós ainda temos muuuuuuuito do que foi colhido ano passado preferimos deixar secar e armazenar em garrafas pet bem limpinhas e bem sequinhas, mas, sem torrar.

URUCUMZADO

Note que a tonalidade do colorau ficará um pouco mais escura que o comprado no mercado, pois normalmente é adicionado mais fubá que o recomendado na receita acima. É importante também você saber que uma vez que o seu colorau ficar “mais forte” você deve adicionar menos quantidade no preparo das suas receitas, assim o sabor em excesso dele não acabará estragando a sua comida.

Até a próxima o/

Curiosidade:  Os índios costumavam usar o urucum para pintar o corpo. Atualmente é muito usado na fabricação de batons, também conhecido como árvore batom (rsrsrs). Além disso, o seu consumo ajuda a fortalecer os ossos, diminuir febres, eliminar dores de cabeça, ajudar na cura de algumas doenças, reduz náuseas, ajudar na saúde dos olhos e etc..

O urucum é nativo do Brasil e é conhecido também como açafrão brasileiro. Ele é de fato muito chique!

u.ú

2 comentários em “Urucum, Corante, Colorau Caseiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s